terça-feira, 22 de setembro de 2009

Criação passo a passo


Seguindo o exemplo do blog Hansel & Gretel - http://hanselgretelmanga.blogspot.com/ -, criado para o manga homônimo, eu resolvi colocar um passo a passo da criaçao das páginas de SED. 

Como o roteiro já está todo definido antes do início da publicação, a nossa "única" preocupação são os quadrinhos. Após revisar o roteiro, geralmente o storyboard é montado em rascunhos simples, de todas as páginas.
Muitos não sabem, mas SED é criado inteiramente pelo progama Adobe Photoshop CS, por via da Tablet Genius F350. A cada dia eu construo uma página, começando pelo rascunho, seguindo pelos quadros, line art, efeitos e enfim os balões e texto. Cada um em uma camada diferente.

1- Rascunho - Os meus rascunhos são bem rabiscados, mas mto definidos e muitas vezes eu prefiro voltar à camada de rascunho para reforçar algum traço, ou apagar outros, para ter uma melhor vizualizaçao na camada de line art. ao terminar dimunuo a opacidade para começar a arte final.

2 - Line Art - Sem segredos, com o pincel agindo como caneta naquim, eu arte finalizo o rascunho, dando força ao traço.

3 - Próximos passos - Um tom de cinza simples, em uma camada em 'multiply' nas áreas sombreadas, e as ferramentas de vetor para os balões. Como muitos podem perceber eu uso Comic Sans, tamanho 12, para os textos. Gosto muito dessa fonte^^.

4 - Efeitos - Nessa hora vale tudo! Eu estou sempre experimentando todo o tipo de coisa para causar efitos diferentes. Mas por padrão eu tenho algumas imagens de linhas de ação prontas para agilizar. Degradê e retículas dão um pouco mais de vida aos personagens.

Basicamente é isso. Quem sabe em breve eu faça outro post comentando mais sobre o meu cotidiano como quadrinista. 

4 comentários:

  1. é bom saber - pretendo fazer algo parecido em breve :DDD

    ResponderExcluir
  2. E aí, Nightwalker! Vi que vc deu uma passada no meu blog e resolvi conferir o seu. Muito legal seu processo de crição - estou me arriscando neste mundo também! Infelizmente não disponho da Tablet, nem dessas linhas prontas - será que tem como vc me arranjar elas? Também uso o photoshop, mas só pra colocar filtros e letras. Então, aguardo seu retorno!
    P>S: vc conferiu meu processo de criação de uma página? Está por lá, dá uma sacada, parceiro!

    ResponderExcluir
  3. Hey hey ... soh passando mais uma vez para admirar seu trabalho... parabens vc eh mto taletoso

    ResponderExcluir
  4. disculpa ai mais eu me recuso a compra essa coisa que eu acho que nao pode ser chamado de mangá de jeito nenhum !!

    ResponderExcluir